Gestão de Portfolio

Definitivamente: O que é projeto? Para que serve? Como surgem? Porque são realizados? Como medir o sucesso?

Definição de Projeto

Segundo o Guia PMBOK®, publicado pelo PMI, projeto é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado único.

Uma definição simples e coesa. Vamos explorar outros autores para melhorar este que talvez seja um novo elemento em sua vida pessoal e profissional: projeto. Segundo outros autores:

Projeto é um empreendimento não repetitivo, caracterizado por uma sequência clara e lógica de eventos, com início, meio e fim, que se destina a atingir um objetivo claro e definido, sendo conduzido por pessoas dentro de parâmetros predefinidos de tempo, custo, recursos envolvidos e qualidade.

Projeto é uma combinação de recursos organizacionais, colocados juntos para criarem ou desenvolverem algo que não existia previamente, de modo a prover um aperfeiçoamento da capacidade de desempenho planejado e na realização de estratégias organizacionais.

Projeto consiste de atividades que possuem conexão, que quando executadas de maneira coordenada permitem criar entregas com qualidade aprovada e observada, envolvendo múltiplos recursos dentro de uma organização.

Projeto é um conjunto gerenciado de recursos inter-relacionados que entrega um ou mais produtos para um cliente ou usuário final. Um projeto tem um início e fim definidos e geralmente opera de acordo com um plano. Esse plano é frequentemente documentado e especifica o produto a ser entregue ou implementado, os recursos e fundos para serem usados, o trabalho a ser feito e um cronograma para realizar o trabalho.

Não vou me alongar com mais autores e definições, pois já temos o suficiente. Vamos entender nas entrelinhas as características citadas.

Características do Projeto

Ao observamos as definições acima de diversos autores, podemos extrair várias características que definem um projeto. São elas:

Atividade: Uma parte distinta e programada do trabalho que será executado. O resultado de uma atividade ou um conjunto de atividades sequenciais será uma entrega.

Entrega: Qualquer produto, resultado ou desenvolvimento de uma capacidade para realizar um serviço, que seja único e verificável, sejam de natureza social, econômica, material ou ambiental.

Esforço Temporário: Início, meio e fim definidos.

Objetivo: Meta à ser alcançada ou realizada. Algo em cuja direção o trabalho deve ser orientado, uma posição estratégica a ser alcançada ou um objetivo a ser atingido, um resultado a ser obtido, um produto a ser produzido ou um serviço a ser realizado.\

Pessoas: Projetos são realizados por pessoas, sejam elas membros internos da equipe ou externos à organização.

Recurso: Um membro da equipe ou qualquer item físico necessário para que as atividades possam ser executadas e, consequentemente, as entregas realizadas.

Restrição: Um fator limitador que afeta a execução podendo envolver tempo disponível, orçamento disponível para o custo observado, pessoas importantes disponíveis para realizar as atividades e criar as entregas com a qualidade esperada.

Resultado Único: Todas as entregas produzidas são únicas e verificáveis, podendo ser materiais, tangíveis e concretas, ou imateriais, conceituais.

Logo, usando a definição mais simples de projeto, que é do Guia PMBOK® (projeto é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado único), queremos dizer na prática que um objetivo foi definido e estabelecido, são necessárias pessoas, recursos materiais e financeiros para realizar este objetivo e transformar essa meta em resultado.

Restrições do Projeto

Vale explorar um pouco mais as restrições. Por definição, uma restrição é um fator limitador que afeta, reduzindo suas alternativas, a execução do seu projeto, podendo envolver o tempo disponível para realiza-lo, o orçamento disponível para o custo observado, pessoas que considera importantes disponíveis para realizar as atividades e criar as entregas com a qualidade esperada.

No final, estamos tratando de restrições de tempo, dinheiro (custos), recursos, qualidade, pessoas, escopo do projeto e exposição ao risco, que impactam seus objetivos e será necessário gerenciá-las, pois elas sempre existirão.

Exemplos Práticos de Projeto

  • Construir um novo aeroporto ou porto
  • Construir uma nova linha de metrô ou terminal de ônibus
  • Desenvolver e lançar no mercado um novo produto ou serviço
  • Desenvolver um novo software ou aplicativo de smartphone
  • Estudar e concluir um curso de graduação, especialização, pós-graduação, mestrado ou doutorado
  • Estudar no exterior
  • Estudar uma nova língua estrangeira
  • Otimizar um processo existente na sua organização para melhorar o desempenho
  • Participar de uma maratona ou competição esportiva ou cognitiva

Os exemplos são simplesmente infinitos! Todos eles compartilham das características e restrições que descrevemos. Seus projetos podem ser pessoais ou profissionais, podem envolver somente você ou equipes numerosas, em uma única empresa ou com múltiplos fornecedores, em uma única cidade ou espalhados por diferentes países e fusos horários, falando todos a mesma língua ou diversos idiomas, compartilhando a mesma cultura e valores, ou o que é mais comum, ser uma equipe de pessoas multidisciplinares com competências e habilidades diversas e complementares que necessitam ser gerenciadas e lideradas em direção à um objetivo comum.

“Trabalho de equipe é a habilidade em trabalhar juntos na busca de uma visão comum, a habilidade de direcionar o desempenho individual na direção dos objetivos organizacionais. É o combustível que permite pessoas comuns obterem resultados incomuns.”

Final do Projeto

Por natureza, um esforço temporário tem início, meio e fim definidos. Quando se diz que um projeto é temporário, não estamos definindo sua duração que pode ser curta ou muito longa. Apenas garantimos que ele não é eterno e precisa ter um fim. Normalmente, um projeto alcança seu fim quando ocorre uma ou mais das seguintes situações:

  • Os objetivos do projeto foram alcançados;
  • Os objetivos do projeto não serão ou não poderão ser cumpridos;
  • Os recursos estão esgotados, por exemplo financeiros, ou não estão mais disponíveis para alocação ao projeto, por exemplo profissional ou matéria prima;
  • A necessidade do projeto não existe mais, por exemplo o cliente não quer mais que o projeto seja concluído, como decorrência de uma mudança de estratégia organizacional;
  • Recursos humanos e físicos não estão mais disponíveis; ou
  • O projeto é finalizado por motivo legal ou por conveniência.

Suas Perguntas, Nossas Respostas

O que é projeto?

Projeto é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado único.

Para que serve?

Para transformar metas em resultados, sonhos em realidade. Projetos impulsionam mudanças nas organizações.

Como surgem?

Durante o planejamento estratégico de uma organização, iniciativas estratégicas são definidas como uma resposta para as metas e objetivos organizacionais desejados, sendo que o meio, a maneira, para realizar estes objetivos será através de um projeto. Normalmente, se formos categorizar os fatores que acabam gerando projetos, teremos:

  • Cumprir requisitos regulatórios, legais ou sociais;
  • Atender a pedidos ou necessidades das partes interessadas;
  • Implementar ou alterar estratégias de negócio ou tecnológicas; e
  • Criar, melhorar ou corrigir produtos, processos ou serviços.

Porque são realizados?

Para criar vantagem competitiva através da transformação da capacidade e habilidade desenvolvida através do conhecimento teórico e prático em sua vida pessoal e profissional.

Como medir o sucesso?

Um projeto para ser considerado de sucesso necessita, obrigatoriamente, ter implementado os objetivos e intenções do negócio originais, dentro do prazo e orçamento estipulados.

Êxito em sua jornada!

Clique para acessar o perfil de Wladimir Dezembro Leonelo

WLADIMIR DEZEMBRO LEONELO

Gerente de projetos certificado (PMP) com expressiva experiência e resultados nos segmentos de Tecnologia da Informação, Gestão de Portfolio, Programas e Projetos, Escritório de Projetos Corporativos (ePMO) e Educação como professor convidado em cursos de pós-graduação em gestão de projetos.




O que é projeto
Tags:         
error: