O que é PMI ou Project Management Institute?

O que é PMI ou Project Management Institute

O Project Management Institute (PMI), em português Instituto de Gerenciamento de Projetos, nos Estados Unidos (EUA) é a maior associação não governamental para os profissionais de gerenciamento de projetos no mundo com mais de 700.000 membros, incluindo profissionais certificados e voluntários.

Sua atuação é reforçada pelo reconhecimento internacional dos padrões de gerenciamento (standards), programas de certificação em gestão, extensivos programas acadêmicos e de pesquisas, capítulos regionais, comunidades de práticas e oportunidades de desenvolvimento profissional.

História da Fundação do PMI

Em 1969, três homens jantavam num pequeno e íntimo restaurante chamado Three Threes na Filadélfia, Pensilvânia, EUA. Como resultado de vários meses de discussões entre Jim Snyder e Gordon Davis, foi decidido no final deste jantar, a criação de uma organização que seria formada para fornecer aos profissionais de gestão de projetos, gerentes de projeto, um meio de associar-se, compartilhar informações, lições aprendidas e problemas comuns. A primeira reunião formal ocorreu em 9 de Outubro de 1969, no Instituto de Tecnologia da Georgia, em Atlanta, Georgia, EUA. Assim, nascia o PMI ou Project Management Institute e seu ato de constituição foi assinado pelos cinco fundados: James Snyder, Eric Jenett, Gordon Davis, A. E. “Ned” Engman e Susan C. Gallagher.

Governança e Organização do PMI

O PMI ou Project Management Institute é regido e administrado por um Conselho de Voluntários composto por 15 diretores, eleitos por três anos, conhecido como Board of Directors. Esse Conselho é responsável pela definição da estratégia e estabelecimento de uma política para atender às necessidades da profissão e seus stakeholders.

Capítulos e Comunidades de Prática do PMI

Para potencializar o avanço e a disseminação de todo o framework e melhores práticas em gerenciamento de projetos, programas e portfolio, o PMI ou Project Management Institute possui escritórios regionais conhecidos como Capítulos (Chapter) e Grupos de Estudos Técnicos. Como profissional de gerenciamento de projetos pode ser interessante fazer parte, envolver-se, e compartilhar experiências e interesses, estudos de caso, traduções de modelos e ampliar seu networking profissional, receber oportunidades de trabalho, desenvolver sua liderança, dentre outras atividades com o objetivo único de apoiar o crescimento e sucesso da profissão.

Estatísticas do PMI

Membros e Capítulos
  Descrição Geografia Quantidade
 PMIMembrosAmérica Latina 32.565
 PMICapítulosAmérica Latina 33
 PMIMembros Brasil 12.262
 PMICapítulos Brasil 15
 PMI MembrosMundo 604.204
 PMICapítulosMundo 302

* Estatísticas atualizadas até 29/Fevereiro/2020.

Programa de Certificação em Gestão do PMI

O PMI ou Project Management Institute administra e atualiza o maior programa de certificação em gestão de projetos, programas e portfolio atualmente disponível no mercado corporativo, com diversas vantagens aos seus participantes. Neste programa, as certificações estão divididas em grupos focados na formação dos profissionais de gestão e no conhecimento especializado de determinado aspecto da gestão das iniciativas (projetos, programas ou portfolio).

Estatísticas do PMI – Certificações

Educação Continuada para Manutenção da Certificação

Para todas as certificações do PMI ou Project Management Institute existe um ciclo de educação continuada para manutenção da credencial obtida, denominado Requisitos de Certificação Contínua, do inglês Continuing Certification Requirements (CCR), onde o profissional certificado deverá submeter atividades relacionadas à prática profissional para obter o que denominamos como Unidades de Desenvolvimento Profissional, do inglês Professional Development Units (PDU). Os ciclos de renovação, em sua maioria, são de três em três anos.

Garantindo que o Profissional é Certificado

Existe uma maneira de você verificar se o profissional de gestão é detentor de determinada certificação ou credencial emitida pelo PMI ou Project Management Institute. Para isso, basta acessar o Registro de Credenciais On-line e informar o nome do profissional.

O Que é uma Boa Prática ou Best Practice

Primeiro, é necessário definir o que é uma “boa prática” ou “best practice”. O ser humano é dotado de uma capacidade fantástica para sua evolução, a capacidade de aprender. Essa capacidade o levou à perceber que existem situações onde não era necessário criar algo novo, já havendo um consenso anteriormente definido por pessoas que passaram por situações semelhantes quanto a solução à ser aplicada para determinada situação ou problema. As organizações definem uma “boa prática” ou “best practice” de maneiras distintas, para algumas é simplesmente a maneira pela qual as coisas são feitas internamente e que geram o resultado esperado, para outras pode ser utilizar as mesmas ferramentas ou softwares específicos, por exemplo para o gerenciamento de cronogramas, podendo ser informais e não documentadas ou formais.

Especificamente para o mundo do gerenciamento de projetos, programas e portfolio, uma “boa prática” ou “best practice” é uma forma, maneira, técnica, método, pesquisa ou aplicação otimizada e reconhecida no meio que pode ser aplicado a um problema ou situação para alcançar determinada meta ou resultado, mais que qualquer outra.

O ponto central é você não reinventar a roda e focar sua energia e tempo onde são realmente necessários, adotando práticas consagradas para resolver a maioria dos problemas e situações que se apresentam no gerenciamento de projetos, programas e porftolio.

“O homem inteligente aprende com seus erros. O sábio com o dos outros.” Autoria Desconhecida

Como as “Boas Práticas” ou “Best Practices” se Conectam com os Guias

Um Guia é desenvolvido e mantido por profissionais de gerenciamento de projetos, programas e portfolio que contribuem para sua evolução através das “boas práticas” ou “best practices” que são reconhecidas pela comunidade de gerenciamento.

Guia de Boas Práticas em Projetos (Guia PMBOK®)

O Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos (Guia PMBOK®), do inglês A Guide to the Project Management Body of Knowledge (PMBOK® Guide), com certeza é o padrão do PMI ou Project Management Institute mais reconhecido mundialmente com mais de 5 milhões de exemplares vendidos nas diversas edições e idiomas. O Guia PMBOK® fornece diretrizes para o gerenciamento de projetos individuais e define os conceitos relacionados com essa prática, através do estabelecimento de um padrão formal que descreve normas, métodos, processos e práticas estabelecidos.

Estatísticas do PMI – Publicações

TipoDescriçãoGeografiaQuantidade
 PublicaçãoGuia PMBOK® Mundo5.123.054

* Estatísticas atualizadas até 31/Dezembro/2015.

Guia de Boas Práticas em Programas

O Padrão para Gerenciamento de Programas, do inglês The Standard for Program Management, publicado pelo PMI ou Project Management Institute fornece as diretrizes para o gerenciamento de programas dentro das organizações, define os conceitos relacionados com essa prática, ciclo de vida de um programa, e a descrição sucinta dos processos e suas atividades.

Guia de Boas Práticas em Portfolio

O Padrão para Gerenciamento de Portfolio, do inglês The Standard for Portfolio Management, publicado pelo PMI ou Project Management Institute fornece as diretrizes para o gerenciamento do portfolio das organizações, define os conceitos relacionados com essa prática para selecionar as melhores iniciativas estratégicas que serão executadas, maximizando o retorno e a criação de valor nas organizações.

Educação

O PMI ou Project Management Institute oferece diversas opções para o desenvolvimento profissional dos interessados, incluindo as certificações existentes no programa de certificação em gestão de projetos, programas e portfolio.

Centro Global de Acreditação do PMI

Garantir que os programas educacionais em gerenciamento de projetos atendam às demandas do mercado por profissionais qualificados é o principal objetivo do Centro Global de Acreditação para Programas Educacionais em Gerenciamento de Projetos (GAC) do PMI ou Project Management Institute. O GAC concede acreditações a programas educacionais no nível de bacharelado, especialização, mestrado e doutorado no campo de conhecimento do gerenciamento de projetos, que são oferecidos em instituições de ensino superior de todo mundo. Até 31/Março/2016 nenhum programa educacional no Brasil foi acredito pelo GAC.

Programa de Pesquisa

Projetos de pesquisa, questionários acadêmicos, trabalhos apresentados em seminários, simpósios e congressos. São algumas das maneiras que o PMI ou Project Management Institute utiliza em seu Programa de Pesquisa para disseminar o conhecimento gerado na comunidade de gerenciamento de projetos, programas e portfolios entre seus profissionais de gestão. O PMI já investiu mais de 16 milhões de dólares em pesquisa sobre gerenciamento de projetos desde 1997 com missão de tornar o gerenciamento de projetos algo indispensável para os resultados dos negócios, assim como é atualmente, indispensável.

Provedores Registrados de Educação (R.E.P.)

Provedores Registrados de Educação (R.E.P.) são organizações aprovadas, reconhecidas e autorizadas pelo PMI ou Project Management Institute para desenvolver cursos voltados para reforçar o constante desenvolvimento profissional dos membros do PMI e de outros profissionais de gerenciamento de projetos. Essas organizações de provedores podem ser para treinamento comercial, instituições de ensino superior, corporações, agência estatais e governamentais, e incluem mais de 250 comunidades e membros do PMI em mais de 70 países. Um Provedor Registrado de Educação (R.E.P.) é uma organização aprovada pelo PMI para emitir Unidades de Desenvolvimento Profissional, do inglês Professional Development Units (PDU) para seus treinamentos.

Educação Social – PMI Educational Foundation (PMIEF)

O PMI Educational Foundation (PMIEF) ou Fundação Educacional do PMI é a organização sem fins lucrativos de gerenciamento de projetos (ONG) do PMI ou Project Management Institute que desenvolve, implementa e oferece programas, bolsas, prêmios e subsídios financeiros e, recursos educacionais que fortaleçam o ensino e o aprendizado, usando a influência do gerenciamento de projetos para o bem-estar social.

Trabalho Voluntário

O Trabalho Voluntário é uma ótima oportunidade e excelente mecanismo para adquirir experiência, compartilhar informações e conhecimento, auxiliar outros profissionais de gerenciamento de projetos e interessados, melhorar seu networking profissional e pessoal, promover sua carreira, a comunidade de gerenciamento e o próprio PMI ou Project Management Institute como instituição de gerenciamento de projetos. O PMI tem diversos tipos de trabalho voluntário e muitas oportunidades disponíveis aos seus associados. A iniciativa também permite acumular Unidades de Desenvolvimento Profissional, do inglês Professional Development Units (PDU) para manutenção da credencial profissional.

Estatísticas do PMI ou Project Management Institute

PMI ou Project Management Institute publica periodicamente algumas de suas estatísticas globais e, um grupo menor delas por região. Entrei em contato com o PMI solicitando várias estatísticas, por exemplo de certificação, e recebi como resposta que não seriam divulgados os números por região. Na minha visão, esta decisão é decorrente do próprio processo de maturidade e penetração no mercado regional de determinado certificação. Futuramente, quando mais profissionais estiverem certificados o PMI provavelmente publicará os resultados estruturados. Até lá, manterei esse artigo o mais atualizado possível.

Clique para acessar o perfil de Wladimir Dezembro Leonelo

WLADIMIR DEZEMBRO LEONELO

Gerente de projetos certificado (PMP) com expressiva experiência e resultados nos segmentos de Tecnologia da Informação, Gestão de Portfolio, Programas e Projetos, Escritório de Projetos Corporativos (ePMO) e Educação como professor convidado em cursos de pós-graduação em gestão de projetos.

 

Assinar Nossa Newsletter
O que é PMI ou Project Management Institute
Tags:                                     
error: