O que é uma iniciativa estratégica e como ela influencia o sucesso da organização

Durante sua existência as organizações passam por ciclos únicos e outros iterativos, que se repetem ao longo do tempo. Todos com um mesmo objetivo: perpetuar-se no mercado e realizar sua proposta de valor.

O que é uma iniciativa estratégica?

O “Ciclo de Criação” é o primeiro, e ocorre quando se percebe uma oportunidade de negócio muitas vezes disfarçada em forma de problema ou necessidade. Quando esse insight ocorre alguém toma a decisão de transformar isso em uma fonte sustentável de receita, num negócio propriamente dito. O passo seguinte é determinar qual a missão desta organização ao longo de sua existência e que caminho irá percorrer para realizar sua visão de futuro, onde quer e deseja estar no amanhã, criando em paralelo alguns limites denominados valores que tem por objetivo permanecer nesta estrada durante toda a jornada, sem perder-se no caminho das possibilidades infinitas. Consequentemente, a organização é capaz de determinar sua proposta de valor para si e para seu mercado alvo, dizendo como irá suportar todo esse conjunto constituído da visão, missão e valores. O passo seguinte é estabelecer a identidade organizacional através do nome, marca, logotipo e algumas vezes um slogan. Esse ciclo pode ocorrer novamente, em momentos nos quais a organização se questiona sobre suas decisões tomadas no passado, a situação atual e o caminho futuro à ser percorrido. Então, um novo ciclo de recriação ocorre com os mesmos direcionamentos.

Logo após, o “Ciclo de Direcionamento Estratégico” se faz presente de maneira recorrente, normalmente anual, onde a organização reflete sobre suas características intrínsecas, descobrindo seus pontos fortes e fracos. Reflete sobre o externo e busca as oportunidades em seu mercado e tenta identificar as potenciais ameaças para sua existência. Alinha-os com as perspectivas e visões do cliente (mercado), financeira, seus próprios processos de negócio e como sustentará o futuro da organização através do aprendizado e conhecimento contínuos. Como resultado terá os direcionadores e objetivos estratégicos, que normalmente, se concentram em aumentar o faturamento, a margem de lucro, a participação no mercado ou mesmo diminuir as despesas e a quantidade de colaboradores (headcount), buscando otimizar sua operação, aumentar o desempenho e tornar-se mais atrativa. Ainda neste ciclo, eis que os tomadores de decisão, normalmente profissionais dos níveis estratégico, também conhecidos por C-Level, ou tático, responsáveis pelas diversas áreas de negócio ou funcionais da organização passam a demandar e propor ações para atender aos objetivos estratégicos anteriormente e recorrentemente estabelecidos.

A essa demanda das áreas de negócio denominamos “Iniciativa Estratégica”.

Nem todas as iniciativas estratégicas são legítimas e devem ser planejadas, executadas, implementadas e acompanhadas na organização, dentro de um ciclo de criação de valor e, isso ocorre por diversas razões, seja pela não associação com um determinado objetivo estratégico vigente, alta complexidade, alto custo ou longo prazo para torná-la realidade, refletindo no retorno sobre o investimento. Dentro deste ciclo de criação de valor, denominamos:

  • Portfolio” o processo de seleção, priorização, execução e acompanhamento das iniciativas estratégicas.
  • Projeto” a iniciativa estratégica que é executada individualmente.
  • Programa” as iniciativas estratégicas executadas em conjunto por compartilharem objetivos estratégicos, orçamento, recursos financeiros e equipes, visando maximizar o retorno que poderá ser obtido.

Como a Iniciativa Estratégica influencia o sucesso da organização

O direcionamento estratégico é realizado anualmente nas organizações ou quando algum evento disruptivo ocorre – graves acidentes, inovação, quebra de paradigmas ou início de uma crise. Não há mais como negar que eventos disruptivos e crises são cada vez mais frequentes em nosso atual mundo e ambiente de negócios, classificados por muitos por VUCA do acrônimo de volatility (volatilidade), uncertainty (incerteza), complexity (complexidade) e ambiguity (ambiguidade). Consequentemente, os tomadores de decisão não podem mais basear-se no que era testado e comprovado anteriormente para o sucesso sustentável de sua organização.

Se as iniciativas estratégicas são as demandas por ações oriundas das áreas de negócio para atender determinados objetivos estratégicos e, somos praticamente obrigados a satisfazê-los pelo imperativo de perpetuar nossa organização no mercado e entregar valor aos acionistas, então as iniciativas estratégicas são os mecanismos para o sucesso.

Em outras palavras, a capacidade de uma organização determinar o melhor conjunto de iniciativas estratégicas que serão implementadas – gestão de portfolio, executar essas iniciativas individualmente – gestão de projetos, ou em conjunto – gestão de programas, entregando os objetivos inicialmente estabelecidos dentro do prazo e orçamento é a verdadeira medida de sucesso das iniciativas estratégicas.

Portanto, a capacidade na implementação bem-sucedida das iniciativas estratégicas está ligada diretamente à capacidade de uma organização de implantar projetos e programas com sucesso. A transformação de metas em resultados se traduz em perpetuar nossa organização no mercado e entregar valor aos acionistas.

Êxito em sua jornada!

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WLADIMIR DEZEMBRO LEONELO

Gerente de projetos certificado (PMP) com expressiva experiência e resultados nos segmentos de Tecnologia da Informação, Gestão de Portfolio, Programas e Projetos, Escritório de Projetos Corporativos (ePMO) e Educação como professor convidado em cursos de pós-graduação em gestão de projetos.



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