Como medir o sucesso em Projetos e Programas

Como medir o sucesso em projetos e programas em uma organização? Outra maneira seria questionar-se, qual é a medida de sucesso em projetos e programas? São perguntas frequentes e essas dúvidas afetam nossa capacidade de execução e, consequentemente, essa capacidade afeta o futuro das organizações.

Como os Projetos e Programas surgem

Vamos recordar como os projetos e programas surgem. Eles são o meio pelo qual uma organização realiza seus objetivos estratégicos. A iniciativa estratégica é uma resposta as demandas das áreas de negócios, nem todas são legítimas e devem ser planejadas, executadas, implementadas e acompanhadas na organização e, isso ocorre por diversas razões, seja pela não associação com um determinado objetivo estratégico vigente, alta complexidade, alto custo ou longo prazo para torná-la realidade, refletindo no retorno sobre o investimento. Logo,

  • Projeto” é a iniciativa estratégica executada individualmente.
  • Programa” são as iniciativas estratégicas executadas em conjunto por compartilharem objetivos estratégicos, orçamento, recursos financeiros e equipes, visando maximizar o retorno que poderá ser obtido.

Como medir o sucesso em Projetos e Programas

Um projeto ou programa para ser considerado de sucesso necessita, obrigatoriamente, ter implementado os objetivos e intenções do negócio originais, dentro do prazo e orçamento estipulados.

Como medir o sucesso das Organizações em Projetos e Programas

As organizações são classificadas como de alto desempenho e baixo desempenho quanto ao sucesso na implementação de projetos e programas. Para ser considerada de alto desempenho, uma organização deve obrigatoriamente implementar com sucesso no mínimo 80% (oitenta) dos projetos e programas que executa, desde que atendam à definição de sucesso anteriormente citada. Uma organização que consegue implementar com sucesso no máximo 60% (sessenta) dos projetos e programas que executa, é considerada de baixo desempenho.

Reforçando:

  • Organizações de Alto Desempenho implementam no mínimo 80% (oitenta) dos projetos e programas
  • Organizações de Baixo Desempenho implementam no máximo 60% (sessenta) dos projetos e programas

Medindo o sucesso em sua organização

Agora você sabe (1) como os projetos e programas surgem, (2) como medir o sucesso em projetos e programas e, (3) como medir o sucesso das organizações em projetos e programas, você pode fazer um exercício de auto avaliação. Pense um pouco e responda:

Nos últimos dois anos quantos projetos e programas, inicialmente previstos no planejamento estratégico da sua organização, foram executados com sucesso?

Vou apresentar alguns dados estatísticos impressionantes à respeito:

Das Organizações:

  • 12% das Organizações são classificadas como de Alto Desempenho
  • 88% das Organizações são classificadas como de Baixo Desempenho
Dados - Como estão classificadas as organizações pesquisadas

Do Sucesso:

  • Nas Organizações de Alto Desempenho, 90% dos projetos e programas são implantados com sucesso
  • Nas Organizações de Baixo Desempenho, 36% dos projetos e programas são implantados com sucesso
Dados - Medida de Sucesso - Projetos que atingem objetivos e intenções do negócio originais

Portanto, organizações de alto desempenho têm uma capacidade 2,5 vezes de implementar uma iniciativa estratégica, projeto ou programa, com sucesso. Isso gera vantagem competitiva nas organizações em relação aos seus competidores no mercado em que atua.

A boa notícia?! Existem maneiras de melhorar essa capacidade e você ficará surpreso com o próximo artigo ao descobrir qual o principal motivador do sucesso dos seus projetos e programas.

Êxito em sua jornada!

Clique para acessar o perfil de Wladimir Dezembro Leonelo

WLADIMIR DEZEMBRO LEONELO

Gerente de projetos certificado (PMP) com expressiva experiência e resultados nos segmentos de Tecnologia da Informação, Gestão de Portfolio, Programas e Projetos, Escritório de Projetos Corporativos (ePMO) e Educação como professor convidado em cursos de pós-graduação em gestão de projetos.


Trilha - Sponsor ou Patrocinador Executivo - Fator Crítico de Sucesso
Como medir o sucesso em Projetos e Programas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.