Você quer ser um especialista em Gerenciamento de Cronogramas?

Elaborar cronogramas estruturados, com entregas previstas em prazos específicos, alocação de recursos e gerenciamento das restrições ainda é um desafio. Se você quer ser um especialista em Gerenciamento de Cronogramas a certificação Scheduling Professional (PMI-SP®) é um ótimo caminho para sua carreira, além de fazer parte de um dos programas de certificação em gestão existentes no mercado, especificamente as certificações mantidas pelo Project Management Institute (PMI). Apresentarei dados e informações para fundamentar e auxiliar você no processo decisório.

Responsabilidades Profissionais

Compreender o escopo do projeto ou programa e, decompô-lo em uma lista de atividades com duração prevista em uma sequência que produza a melhor combinação de custo e benefício, otimizando a alocação apropriada de recursos financeiros e profissionais ao longo do tempo, considerando o calendário e os períodos nos quais não se trabalha (férias, feriados locais, estaduais, nacionais e internacionais), gravar, manter e usar as linhas de base do cronograma, manter o percentual do trabalho executado atualizado de acordo com os marcos (milestones) estabelecidos para monitoramento e controle, gerenciar as mudanças que irão ocorrer e impactar nos prazos de entregas dos produtos, serviços ou capacidades previstas no escopo.

Definitivamente, não é tarefa fácil mesmo para muitos profissionais de gestão de projetos, inclusive os certificados, tanto que somente 50% dos projetos terminam dentro do prazo inicialmente programado segundo a pesquisa Pulse of the Profession® de 2015. Adicionalmente, 27% dos projetos foram impactados com uma estimativa inadequada de tempo da tarefa, 25% com a dependência de recurso, 23% com uma previsão inadequada de recurso e 11% com dependência de tarefas. O relatório da The Standish Group de 2013, Chaos Report®, monstra que 74% dos projetos escorregaram ao cumprir seus prazos, sendo que o pior cenário aconteceu em 2004 quando 84% dos projetos atrasaram.

Mercado

No mercado brasileiro a responsabilidade pelo gerenciamento de cronogramas é do gerente, coordenador ou analista de projetos e, esses papéis estão consolidados. Não enxergo uma tendência de se abrir uma nova carreira decorrente desta linha específica de atuação, mas sempre existirá espaço nas organizações profissionais que gerem ações efetivas para melhorar a eficiência, diminuindo os recursos necessários para a execução das atividades, e eficácia, quando realmente entregamos o valor esperado pelos acionistas, patrocinador executivo (sponsor) e partes interessadas (stakeholders), à medida que aumenta a complexidade do ambiente de negócio no qual estamos inseridos.

Remuneração

O Guia Salarial da Robert Half apresenta as faixas de remuneração por porte das empresas:

Guia Salarial - Robert Half - Gerente de Projetos

A nona edição da pesquisa salarial realizada pelo PMI apresenta um quadro diferente englobando um profissional de gestão com níveis diferentes de experiência e certificação como Project Management Professional (PMP®).

Guia Salarial - PMI - GP - Remuneração por Anos de Experiência e Certificação

A comparação mais próxima e possível de ser feita, é a remuneração por empresas através da quantidade de empregados.

Guia Salarial - PMI - Remuneração por Quantidade de Empregados

Caminho de Carreira

Sem nenhuma dúvida, o caminho de carreira à ser seguido é o de Gerente de Projetos. O PMI não capturou o possível aumento de renda decorrente desta especialização, tampouco a certificação é considerada no quesito “experiência técnica”. São pontos que provavelmente serão cobertos na próxima edição da pesquisa salarial.

Certificação

Para esta especialização profissional, o PMI possui a certificação como Scheduling Professional (PMI-SP®) que até 30/Novembro/2015 tinha 1.435 profissionais certificados no mundo. Para América Latina e Brasil, o PMI não está publicando as estatísticas segmentas por razão desconhecida.

. Benefícios

A certificação em si já proporciona vantagens ao profissional. Mas, se estiver interessado em mais argumentos sugiro a leitura do artigo vantagens da certificação profissional.

. Pré-requisitos

Requisitos

Diploma de Ensino Médio Diploma de Ensino Superior

Experiência Profissional

Não há.

Não há.

Experiência Específica

Ter atuado em gerenciamento de cronogramas no mínimo 5.000* horas ou cerca de três anos e meio.

Ter atuado em gerenciamento de cronogramas no mínimo 3.500* horas ou cerca de dois anos e meio.

Período Máximo Compreendido

Últimos 5 (cinco) anos trabalhados.

Últimos 5 (cinco) anos trabalhados.

Formação Educacional Específica 40 horas formais em curso de formação específico.

30 horas formais em curso de formação específico.

* O equivalente a um ano de trabalho seriam 1.500 horas de experiência.

. Processo de aplicação

Após se registrar e fazer login no site do PMI, o profissional deverá fazer a aplicação online no sistema de certificação (Online Certification Program).

. Exame

Exame de múltipla escolha com 170 questões de até 3h30 de duração.

. Taxas

Requisitos

Membros do PMI

Não Membros do PMI

Taxa (em janeiro/16)

US$ 520

US$ 670

. Educação Continuada para Manutenção da Certificação

Como todas as certificações do PMI, existe um ciclo de educação continuada para manutenção da certificação denominado Continuing Certification Requirements Program (CCR), onde o profissional certificado deverá submeter atividades relacionadas à prática profissional para obter PDU’s (professional development units).

Requisitos

Ciclo de Renovação da Certificação

PDU’s

PMI-SP®

3 anos

30 (trinta)

. Combinando Habilidades

A certificação poderá ser combinada com as certificações da Microsoft como especialista na ferramenta Project e a certificação em Seis Sigma (Six Sigma). Uma combinação poderosa e fantástica, capaz de produzir resultados extraordinários. A vantagem do Seis Sigma é proporcionar conhecimentos para gestão estatística de cronogramas. Pouquíssimos profissionais de gestão estão habilitados para aplicar esse nível de conhecimento e técnicas no gerenciamento de projetos. Outra possibilidade é combinar com a própria certificação de Project Management Professional (PMP®).

Conclusão

O profissional especializado no gerenciamento de cronogramas irá agregar real valor as equipes de projetos, aumentando as taxas de sucesso em projetos e programas. A combinação das certificações é poderosa se aplicada e utilizada apropriadamente. Por ser uma certificação nova, os profissionais brasileiros certificados estão na estatística mundial, mas não nas estatísticas do PMI para o Brasil até a data de corte citada acima, ainda assim você teria vantagem competitiva no mercado. Êxito em sua jornada!

Para Saber+

Clique para acessar o perfil de Wladimir Dezembro Leonelo

WLADIMIR DEZEMBRO LEONELO

Gerente de projetos certificado (PMP) com expressiva experiência e resultados nos segmentos de Tecnologia da Informação, Gestão de Portfolio, Programas e Projetos, Escritório de Projetos Corporativos (ePMO) e Educação como professor convidado em cursos de pós-graduação em gestão de projetos.



Referências

PMI. (12 de 01 de 2016). Certifications. Fonte: Project Management Institute: http://www.pmi.org/Certification.aspx

Project Management Institute. (2014). PMI Certifications. Newtown Square, PA: Project Management Institute.

Project Management Institute. (2015). Earning Power, Project Management Salary Survey, Ninth Edition. Newtown Square, Pennsulvania, USA: Project Management Institute.

Project Management Institute. (7 de 12 de 2015). MEMBROS Do PMI. e-Link Brasileiro do PMI.

Project Management Institute. (2015). Pulse of the Profession: Captando o valor do gerenciamento de projetos. Newtown Square, PA: PMI.

Project Management Institute. (01 de 2016). PMI Fact File. PMI Today, p. 28.

Robert Half Internacional. (2016). Guia Salarial. São Paulo: Robert Half.

The Standish Group International. (2013). Chaos Manifesto. The Standish Group.


Assinar Nossa Newsletter

Você quer ser um especialista em Gerenciamento de Cronogramas?
Tags: