Profissional de Gerenciamento de Programas. Coordenar múltiplos projetos que compartilham objetivos estratégicos do negócio, criando valor para as organizações e seus acionistas. Estamos falando da gestão de programas. Se você quer ser um especialista em gestão ou gerenciamento de programas, a certificação Program Management Professional (PgMP®) é caminho certo para sua carreira, além de fazer parte de um dos programas de certificação em gestão existentes no mercado, especificamente as certificações mantidas pelo Project Management Institute (PMI).
Responsabilidades Profissionais
A maioria das organizações realiza seu planejamento estratégico periodicamente. Um dos resultados é um plano com um conjunto de ações, também conhecidas por iniciativas, que após seleção e priorização, deverão ser executadas para realizar os objetivos estratégicos do negócio. Quando um conjunto dessas iniciativas estratégicas deve ser planejado, executo e acompanhado em conjunto, normalmente por estarem relacionadas à um objetivo estratégico específico, denominamos esse conjunto de ‘programa’ e, consequentemente, temos o gerenciamento de programas.
O Profissional de Gerenciamento de Programas ou Program Management Professional (PgMP®) gerencia múltiplos gerentes de projetos responsáveis por um ou mais projetos inter-relacionados ao programa, enquanto o próprio gerente de programas mantém o foco no sucesso do programa e, coordena toda a comunicação, recursos financeiros, equipe de profissionais, gestão das partes interessadas (stakeholders) internas e externas à organização, gestão das expectativas inclusive com o patrocinador executivo (sponsor) do programa. Enfim, enquanto o gerente de programa foca no sucesso do conjunto de iniciativas, programa, o gerente de projetos foca no sucesso de uma iniciativa, projeto.
Segundo a pesquisa Pulse of the Profession®, 60% das organizações usam sempre ou frequentemente gerenciamento de programas e 29% aplicam práticas classificadas como ágeis, incrementais ou iterativas no gerenciamento de programas.
Mercado
Maximizar o retorno do investimento através da redução dos custos incorridos, menor quantidade de recursos utilizados ou profissionais alocados e, proporcionando maior valor à organização e seus acionistas. Decididamente, é um direcionamento forte para os negócios a execução integrada de iniciativas estratégicas de negócio, o gerenciamento de programas. O aumento pela demanda desses profissionais pelas organizações irá crescer naturalmente, considerando o próprio processo de amadurecimento das práticas gerenciais e busca incessante de maior retorno com menor investimento. Processo intrínseco ao ambiente de negócios. Assim, o investimento pessoal na certificação como Program Management Professional (PgMP®) é retorno quase certo.
Remuneração
O Guia Salarial da Robert Half não apresenta faixas de remuneração para profissionais de gerenciamento de programas. Como decorrência da experiência necessária em gestão deste profissional, seu cargo pode deixar de ser gerencial e passa ao nível mais tático: diretor. Assim, apresento a remuneração mais próxima neste guia para o cargo.
Já a nona edição da pesquisa salarial realizada pelo PMI leva em consideração este cargo nas organizações em geral.
Em outra parte da pesquisa salarial, onde a experiência profissional no método ‘gerenciamento de programas’ é considerada, a remuneração está distribuída da seguinte maneira:
Caminho de Carreira
O caminho de carreira à ser seguido é o de Gerente de Programas e, acredito que nas grandes organizações haja espaço para o Diretor de Programas.
Certificação
Para esta especialização profissional, o PMI possui a certificação como Program Management Professional (PgMP®) que até 30/novembro/2015 tinha 1.438 profissionais certificados no mundo. Para América Latina e Brasil, as estatísticas segmentas não estão sendo publicadas pelo PMI.
. Benefícios
A certificação em si já proporciona vantagens ao profissional. Mas, se estiver interessado em mais argumentos sugiro a leitura do artigo vantagens da certificação profissional.
. Pré-requisitos
Requisitos |
Diploma de Ensino Médio |
Diploma de Ensino Superior |
Experiência Profissional Geral |
Ter trabalho em equipes de projetos no mínimo 6.000* horas ou quatro anos, sem sobreposição. |
Ter trabalho em equipes de projetos no mínimo 6.000* horas ou quatro anos, sem sobreposição. |
Período Máximo Compreendido |
Últimos 15 (quinze) anos trabalhados. |
Últimos 15 (quinze) anos trabalhados. |
Experiência Específica |
Ter atuado com gerenciamento de programas no mínimo 10.500* horas ou sete anos, sem sobreposição. |
Ter atuado com gerenciamento de programas no mínimo 6.000* horas ou quatro anos, sem sobreposição. |
Período Máximo Compreendido |
Últimos 15 (quinze) anos trabalhados. |
Últimos 15 (quinze) anos trabalhados. |
Formação Educacional Específica |
Não há. |
Não há. |
* Neste caso, o equivalente a um ano de trabalho seriam 1.500 horas de experiência.
. Processo de aplicação
Após se registrar e fazer login no site do PMI, o profissional deverá fazer a aplicação online no sistema de certificação (Online Certification Program).
. Exame
Exame de múltipla escolha com 170 questões de até 4h de duração. Antes de realizar o exame o candidato deve obrigatoriamente ser aprovado no Painel de Avaliação, onde sua experiência será analisada e avaliada por um profissional mais experiente.
. Taxas
Requisitos |
Membros do PMI | Não Membros do PMI |
Taxa (em janeiro/16) | US$ 800 |
US$ 1.000 |
. Educação Continuada para Manutenção da Certificação
Como todas as certificações do PMI, existe um ciclo de educação continuada para manutenção da certificação denominado chamado Continuing Certification Requirements Program (CCR), onde o profissional certificado deverá submeter atividades relacionadas à prática profissional para obter Professional Development Units (PDU’s).
Requisitos |
Ciclo de Renovação da Certificação | PDU’s |
PgMP® | 3 anos |
60 (sessenta) |
. Combinando Habilidades
A certificação poderá ser combinada com outras certificações como, por exemplo, Project Management Professional (PMP®), Agile Certified Practitioner (PMI-ACP®), Risk Management Professional (PMI-RMP®), Scheduling Professional (PMI-SP®) ou mesmo Professional in Business Analysis (PMI-PBA®).
Conclusão
Profissionais de gerenciamento de programas atuam no sucesso de um programa: um grupo de projetos inter-relacionados e gerenciados de maneira coordenada para a realização de objetivos estratégicos de negócio e controles que, não estariam disponíveis se fossem gerenciados individualmente. Grandes responsabilidades. Grandes oportunidades.
Êxito em sua jornada!
Para Saber+
- Conteúdo previsto no exame para certificação
- Handbook da certificação
- Material de referência para certificação
WLADIMIR DEZEMBRO LEONELO
Gerente de projetos certificado (PMP) com expressiva experiência e resultados nos segmentos de Tecnologia da Informação, Gestão de Portfolio, Programas e Projetos, Escritório de Projetos Corporativos (ePMO) e Educação como professor convidado em cursos de pós-graduação em gestão de projetos.
Referências
PMI. (2014). PMI Certifications. Newtown Square, PA: Project Management Institute.
PMI. (2015). Earning Power, Project Management Salary Survey, Ninth Edition. Newtown Square, Pennsulvania, USA: Project Management Institute.
PMI. (2015). Pulse of the Profession: Captando o valor do gerenciamento de projetos. Newtown Square, PA: Project Management Institute.
PMI. (12 de Janeiro de 2016). Certifications. Fonte: Project Management Institute: http://www.pmi.org/Certification.aspx
Project Management Institute. (s.d.). Membros do PMI. e-Link Brasileiro do PMI.
Robert Half Internacional. (2016). Guia Salarial. São Paulo: Robert Half.