Você quer ser um especialista em Análise de Negócios?

Anteriormente, apresentei um dos programas de certificação em gestão existentes no mercado, especificamente as certificações mantidas pelo Project Management Institute (PMI). Uma das certificações deste programa é voltada à importante e imprescindível disciplina de análise de negócios e, consequentemente, gestão dos requisitos nos projetos ou programas.

Diversas informações e dados são apresentados para auxiliar e fundamentar o processo decisório, restará saber e decidir se você quer ser um especialista em Análise de Negócios e obter a respectiva certificação como Professional in Business Analysis (PBA®).

Responsabilidades Profissionais

O profissional em análise de negócios será o responsável por entender as necessidades do patrocinador executivo (sponsor), dos principais envolvidos e impactados (stakeholders) e da equipe do projeto, propondo soluções de negócio e gerenciando todos os requisitos nas diversas fases do projeto ou programa.

Nada mais crítico para o sucesso que a gestão de requisitos, pois é uma das principais causas de falhas em todas as pesquisas sobre projetos. Segundo a pesquisa Pulse of the Profession® de 2015, 38% das falhas é relativo ao levantamento impreciso de requisitos considerando os projetos que falharam nas organizações dentro do período pesquisado. O famoso Chaos Report® de 2013 reporta que somente 69% dos requisitos iniciais dos projetos foram implantados.

Mercado

A pressão por aumento de eficiência e maior efetividade nas empresas sempre existirá e, iniciativas que podem impactar positivamente no sucesso dos projetos e programas sempre serão necessárias, como a gestão de requisitos. A constante e frequente interação e relacionamento deste profissional com todas as áreas de negócio e tecnologia demandará profissionais com skill indispensáveis e específicos de negociação, comunicação para saber ouvir mais e falar menos e, bom relacionamento interpessoal. A consultoria Robert Half em seu Guia Salarial 2016 prevê aumento da demanda deste perfil profissional.

Remuneração

O guia salarial do PMI não contém dados sobre esse perfil profissional. Abaixo reproduzimos as faixas de remuneração por porte das empresas da Robert Half.

Guia Salarial - Robert Half - Analista de Negócios

Caminho de Carreira

Dentro da carreira o caminho natural é experiência acumulada e a progressão do nível de senioridade (júnior, pleno e sênior). Entretanto, a especialização e estudo em técnicas de gestão de requisitos (funcionais e não funcionais, utilizando técnicas como caso de uso ou padrões da IEEE (Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos nos EUA) é necessária e auxiliará diretamente na progressão da senioridade. Além disto, a sequência seria o profissional buscar o cargo de coordenador dentro da área de negócio na qual atual.

Certificação

Para este perfil profissional, o PMI possui a certificação como Professional in Business Analysis (PBA®) que até 30/Novembro/2015 tinha 510 profissionais certificados no mundo.

. Benefícios

A certificação em si já proporciona vantagens ao profissional. Mas, se estiver interessado em mais argumentos sugiro a leitura do artigo vantagens da certificação profissional.

. Pré-requisitos

Requisitos

Diploma de Ensino Médio

Diploma de Ensino Superior

Experiência Profissional

Ter trabalho em equipes de projetos no mínimo 2.000* horas.

Ter trabalho em equipes de projetos no mínimo 2.000* horas.

Experiência Específica

Ter atuado em análise de negócios no mínimo 7. 000* horas ou 5 (cinco) anos.

Ter atuado em análise de negócios no mínimo 4.500* horas ou 3 (três) anos.

Período Máximo Compreendido

Últimos 8 (oito) anos trabalhados.

Últimos 8 (oito) anos trabalhados.

Formação Educacional Específica

35 horas formais em curso de formação específico.

35 horas formais em curso de formação específico.

* O equivalente a um ano de trabalho seriam 1.500 horas de experiência.

. Processo de aplicação

Após se registrar e fazer login no site do PMI, o profissional deverá fazer a aplicação online no sistema de certificação (Online Certification Program).

. Exame

Exame de múltipla escolha com 200 questões de até 4 horas de duração.

. Taxas

Requisitos

Membros do PMI

Não Membros do PMI

Taxa (em janeiro/16)

US$ 405

US$ 555

. Educação Continuada para Manutenção da Certificação

Como todas as certificações do PMI, existe um ciclo de educação continuada para manutenção da certificação denominado Continuing Certification Requirements Program (CCR), onde o profissional certificado deverá submeter atividades relacionadas à prática profissional para obter PDU’s (professional development units).

Requisitos

Ciclo de Renovação da Certificação

PDU’s

PMI-PBA®

3 anos

60 (sessenta)

. Combinando Habilidades

A certificação poderá ser combinada com cursos de formação em técnicas e ferramentas específicas para gestão de requisitos. Outra possibilidade é combinar com a própria certificação de Project Management Professional (PMP®).

Conclusão

São boas notícias! O mercado necessita de um profissional com esse perfil para aumentar o sucesso na implantação de projetos e programas e, por ser uma certificação nova não há no Brasil nenhum profissional reportado nas estatísticas do PMI até a data de corte citada acima, o que colocaria você em uma vantagem competitiva no mercado. Êxito em sua jornada!

Para Saber+

Clique para acessar o perfil de Wladimir Dezembro Leonelo

WLADIMIR DEZEMBRO LEONELO

Gerente de projetos certificado (PMP) com expressiva experiência e resultados nos segmentos de Tecnologia da Informação, Gestão de Portfolio, Programas e Projetos, Escritório de Projetos Corporativos (ePMO) e Educação como professor convidado em cursos de pós-graduação em gestão de projetos.



Referências

PMI. (12 de 01 de 2016). Certifications. Fonte: Project Management Institute: http://www.pmi.org/Certification.aspx

Project Management Institute. (2014). PMI Certifications. Newtown Square, PA: Project Management Institute.

Project Management Institute. (7 de 12 de 2015). MEMBROS Do PMI. e-Link Brasileiro do PMI.

Project Management Institute. (2015). Pulse of the Profession: Captando o valor do gerenciamento de projetos. Newtown Square, PA: PMI.

Project Management Institute. (01 de 2016). PMI Fact File. PMI Today, p. 28.

Robert Half Internacional. (2016). Guia Salarial. São Paulo: Robert Half.

The Standish Group International. (2013). Chaos Manifesto. The Standish Group.


Assinar Nossa Newsletter

Você quer ser um especialista em Análise de Negócios?
error: