Você quer ser um especialista em Gerenciamento de Riscos?

Identificar riscos e oportunidades, avaliar os possíveis impactos nos objetivos de projetos e programas, e qual a probabilidade de isso ocorrer no futuro, realizar uma gestão ativa sobre esses itens junto à equipe de projeto. Não é mágica nem adivinhação, é gestão de riscos. Se você quer ser um especialista em Gerenciamento de Riscos a certificação Risk Management Professional (PMI-RMP®) é um ótimo caminho para sua carreira, além de fazer parte de um dos programas de certificação em gestão existentes no mercado, especificamente as certificações mantidas pelo Project Management Institute (PMI).

Responsabilidades Profissionais

Considerar as incertezas cada vez maiores, mais complexas, ambíguas e voláteis do ambiente de negócio e, ser capaz de enxergar os riscos negativos e desenvolver ações de mitigação para neutralizar ou diminuir os impactos nos objetivos de custo, prazo, qualidade ou escopo dos projetos, programas e portfolio, ou perceber as oportunidades e, por que não, lucro que alguns riscos podem gerar para a organização se forem maximizados.

O gerenciamento ou gestão ativa de riscos é uma disciplina pouco praticada e exercitada pelos profissionais de gestão, tanto que em 30% dos projetos que falharam não tiveram seus riscos e oportunidades mapeados e identificados segundo a pesquisa Pulse of the Profession® de 2015. Adicionalmente, 34% das organizações usam práticas de gerenciamento de riscos e 30% sempre às utilizam, totalizando 64% das empresas. A mesma pesquisa demonstrou que, as organizações que informaram sempre usar práticas de gerenciamento de riscos têm significativamente melhores resultados no atingimento dos objetivos de negócio dos projetos (73%) comparadas com as que não o fazem (60%), influenciando na agilidade organizacional e realização dos benefícios esperados. O relatório da The Standish Group de 2013, Chaos Report®, monstra que 94% dos executivos de tecnologia da informação (TI) acreditam que a função de gerenciamento de riscos é importante, mas que a maioria das organizações estão mal preparadas.

Mercado

No mercado brasileiro, a responsabilidade pelo gerenciamento de riscos é do gerente ou coordenador e, esses são papéis estão consolidados. Não enxergo uma tendência de se abrir uma nova carreira decorrente desta linha específica de atuação gestão de projetos, programas e portfolio, mas sempre existirá espaço nas organizações profissionais que gerem ações efetivas para melhorar a eficiência, diminuindo os recursos necessários para a execução das atividades, e eficácia, quando realmente entregamos o valor esperado pelos acionistas, patrocinador executivo (sponsor) e partes interessadas (stakeholders).

Remuneração

O Guia Salarial da Robert Half apresenta as faixas de remuneração por porte das empresas:

Guia Salarial - Robert Half - Gerente de Projetos

A nona edição da pesquisa salarial realizada pelo PMI apresenta um quadro diferente englobando um profissional de gestão com níveis diferentes de experiência e certificação como Project Management Professional (PMP®).

Guia Salarial - PMI - GP - Remuneração por Anos de Experiência e Certificação

A comparação mais próxima e possível de ser feita, é a remuneração por empresas através da quantidade de empregados.

Guia Salarial - PMI - Remuneração por Quantidade de Empregados

Adicionalmente, a pesquisa capturou a remuneração de profissionais de gestão que estão envolvidos com a prática de gerenciamento de riscos, mas não é possível fazer uma associação direta ou estratificar os dados considerando o nível de senioridade, se é certificado ou não e, o tamanho das empresas onde trabalha decorrente do número de empregados.

Caminho de Carreira

O caminho de carreira à ser seguido é o de Gerente de Projetos.

Certificação

Para esta especialização profissional, o PMI possui a certificação como Risk Management Professional (PMI-RMP®) que até 30/Novembro/2015 tinha 3.418 profissionais certificados no mundo. Para América Latina e Brasil, as estatísticas segmentas não estão sendo publicadas pelo PMI.

. Benefícios

A certificação em si já proporciona vantagens ao profissional. Mas, se estiver interessado em mais argumentos sugiro a leitura do artigo vantagens da certificação profissional.

. Pré-requisitos

Requisitos

Diploma de Ensino Médio

Diploma de Ensino Superior

Experiência Profissional

Não há.

Não há.

Experiência Específica

Ter atuado em gerenciamento de riscos no mínimo 4.500* horas ou cerca de três anos.

Ter atuado em gerenciamento de cronogramas no mínimo 3.000* horas ou cerca de dois anos.

Período Máximo Compreendido

Últimos 5 (cinco) anos trabalhados.

Últimos 5 (cinco) anos trabalhados.

Formação Educacional Específica

40 horas formais em curso de formação específico.

30 horas formais em curso de formação específico.

* O equivalente a um ano de trabalho seriam 1.500 horas de experiência.

. Processo de aplicação

Após se registrar e fazer login no site do PMI, o profissional deverá fazer a aplicação online no sistema de certificação (Online Certification Program).

. Exame

Exame de múltipla escolha com 170 questões de até 3h30 de duração.

. Taxas

Requisitos

Membros do PMI

Não Membros do PMI

Taxa (em janeiro/16)

US$ 520

US$ 670

. Educação Continuada para Manutenção da Certificação

Como todas as certificações do PMI, existe um ciclo de educação continuada para manutenção da certificação denominado chamado Continuing Certification Requirements Program (CCR), onde o profissional certificado deverá submeter atividades relacionadas à prática profissional para obter PDU’s (professional development units).

Requisitos

Ciclo de Renovação da Certificação

PDU’s

PMI-SP®

3 anos

30 (trinta)

. Combinando Habilidades

A certificação poderá ser combinada com as certificações de gestão de riscos da ISO 31000:2009 e de Project Management Professional (PMP®).

Conclusão

O gerenciamento de riscos de maneira estruturada é de grande valor para a gestão de projetos, programas e portfolio ao permitir antecipar-se para diminuir as consequências de impactos e buscar maximizar os resultados de oportunidades como resultado de ações concretas planejadas e executadas. Por ser uma certificação nova, os profissionais brasileiros certificados estão na estatística mundial, mas não nas estatísticas do PMI para o Brasil até a data de corte citada acima. Solicitei ao PMI as estatísticas completas e aguardo um posicionamento da instituição. Êxito em sua jornada!

Para Saber+

Clique para acessar o perfil de Wladimir Dezembro Leonelo

WLADIMIR DEZEMBRO LEONELO

Gerente de projetos certificado (PMP) com expressiva experiência e resultados nos segmentos de Tecnologia da Informação, Gestão de Portfolio, Programas e Projetos, Escritório de Projetos Corporativos (ePMO) e Educação como professor convidado em cursos de pós-graduação em gestão de projetos.



Referências

PMI. (12 de 01 de 2016). Certifications. Fonte: Project Management Institute: http://www.pmi.org/Certification.aspx

Project Management Institute. (2013). Um Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos – Guia PMBOK 5a Edição. Newton Square, Pennsylvania, USA: Project Management Institute.

Project Management Institute. (2014). PMI Certifications. Newtown Square, PA: Project Management Institute.

Project Management Institute. (2015). Earning Power, Project Management Salary Survey, Ninth Edition. Newtown Square, Pennsulvania, USA: Project Management Institute.

Project Management Institute. (7 de 12 de 2015). MEMBROS Do PMI. e-Link Brasileiro do PMI.

Project Management Institute. (2015). Pulse of the Profession: Captando o valor do gerenciamento de projetos. Newtown Square, PA: PMI.

Project Management Institute. (01 de 2016). PMI Fact File. PMI Today, p. 28.

Robert Half Internacional. (2016). Guia Salarial. São Paulo: Robert Half.

The Standish Group International. (2013). Chaos Manifesto. The Standish Group.


Assinar Nossa Newsletter

Você quer ser um especialista em Gerenciamento de Riscos?
Tags: