Profissional Técnico Certificado em Gerenciamento de Projetos

Muitos profissionais, independentemente de suas profissões, patrocinam iniciativas estratégicas, lideram grupos específicos de trabalho ou, em sua maioria, atuam como membros de equipe em projetos. Nesse momento, atestar o conhecimento especializado em processos fundamentais permite que todos falem o mesmo idioma e proporciona uma gestão mais eficiente dos projetos.

No mundo de gestão de projetos, também conhecido por gerenciamento de projetos, os profissionais de gestão falam um idioma único: Um Guia do Conjunto de Conhecimentos em Gerenciamento de Projetos (Guia PMBOK®). Se você quer demonstrar seu conhecimento no mais famoso conjunto de boas práticas em projetos, a certificação Certified Associate in Project Management (CAPM®), ou Profissional Técnico Certificado em Gerenciamento de Projetos, é o caminho certo para sua carreira, além de fazer parte de um dos programas de certificação em gestão existentes no mercado, especificamente as certificações mantidas pelo Project Management Institute (PMI).

Mercado

Segundo a pesquisa Industry Growth Forecast®, a demanda projetada de trabalho para posições de gerenciamento de projetos até 2020 é cerca de 15,7 milhões, em diversos segmentos, sendo a demanda no Brasil estimada em 1,3 milhão. Nesse sentido, a certificação Certified Associate in Project Management (CAPM®) favorece profissionais em início de carreira em gerenciamento de projetos, como também pode agregar valor a outros profissionais como professores de curso de gestão de projetos, patrocinadores executivos (sponsor), supervisores, coordenadores e gestores funcionais.

Remuneração

A nona edição da pesquisa salarial realizada pelo PMI apresenta faixas de remuneração, como por exemplo, por anos e nível de experiência, certificação obtida e mantida. Entretanto, a certificação CAPM® não é diretamente referenciada, somente a Project Management Professional (PMP®). Podemos fazer uma inferência decorrente da experiência do profissional em gestão de projetos, onde o profissional certificado como CAPM® ganharia um salário menor que o certificado como PMP®.

Guia Salarial - PMI - GP - Remuneração por Anos de Experiência e Certificação

Caminho de Carreira

Para os profissionais que desejam seguir carreira no segmento de gestão de projetos, acredito que o melhor é a profissão de Gerente de Projetos.

Certificação

Para os profissionais interessados em demonstrar seu conhecimento no mais famoso conjunto de boas práticas em projetos, o PMI possui a certificação como Certified Associate in Project Management (CAPM®), que até 30/novembro/2015 tinha 30.032 profissionais certificados no mundo. Destes, 2.373 estão na América Latina e 696 são brasileiros. Veja a estatística completa em PMI em Números.

. Benefícios

A certificação em si já proporciona vantagens ao profissional. Mas, se estiver interessado em mais argumentos sugiro a leitura do artigo vantagens da certificação profissional.

. Pré-requisitos

Requisitos

Diploma de Ensino Médio

Diploma de Ensino Superior

Experiência Profissional Geral

Ter trabalho em equipes de projetos no mínimo 1.500* horas.

Não há.

Período Máximo Compreendido

Não há.

Não há.

Experiência Específica

Não há.

Não há.

Período Máximo Compreendido

Não há.

Não há.

Formação Educacional Específica

23 horas formais em curso de formação específico**.

Não há.

* Neste caso, o equivalente a um ano de trabalho seriam 1.500 horas de experiência.

** Neste caso, o candidato precisa comprovar somente um dos dois requisitos exigidos.

. Processo de aplicação

Após se registrar e fazer login no site do PMI, o profissional deverá fazer a aplicação online no sistema de certificação (Online Certification Program).

. Exame

Exame de múltipla escolha com 150 questões de até 3h de duração.

. Taxas

Requisitos

Membros do PMI Não Membros do PMI
Taxa (em janeiro/16) US$ 225

US$ 300

. Educação Continuada para Manutenção da Certificação

Como todas as certificações do PMI, existe um ciclo de educação continuada para manutenção da certificação denominado chamado Continuing Certification Requirements Program (CCR), onde o profissional certificado deverá submeter atividades relacionadas à prática profissional para obter PDU’s (Professional Development Units).

Requisitos

Ciclo de Renovação da Certificação PDU’s
CAPM® 5 anos

Não há. Reexame ao final do ciclo.

. Combinando Habilidades

Ao final do ciclo de 5 anos de validade da certificação, o profissional naturalmente poderá iniciar o processo para ser um Project Management Professional (PMP®) caso seja de interesse e tenha atuado com projetos nesse período.

Conclusão

Demonstrar conhecimento especializado é bem-vindo e necessário, principalmente ao nos relacionar com outros profissionais de gestão, inclusive para os profissionais de outras áreas de negócio que vivenciam em seu dia-a-dia a execução de projetos para a realização de objetivos estratégicos. Êxito em sua jornada!

Para Saber+

Clique para acessar o perfil de Wladimir Dezembro Leonelo

WLADIMIR DEZEMBRO LEONELO

Gerente de projetos certificado (PMP) com expressiva experiência e resultados nos segmentos de Tecnologia da Informação, Gestão de Portfolio, Programas e Projetos, Escritório de Projetos Corporativos (ePMO) e Educação como professor convidado em cursos de pós-graduação em gestão de projetos.



Referências

PMI. (2013). PMI – Industry Growth Forecast – Project Management Between 2010+2020. Newtown Square: Project Management Institute.

PMI. (2014). PMI Certifications. Newtown Square, PA: Project Management Institute.

PMI. (2015). Earning Power, Project Management Salary Survey, Ninth Edition. Newtown Square, Pennsulvania, USA: Project Management Institute.

PMI. (2016, Janeiro 12). Certifications. Retrieved from Project Management Institute: http://www.pmi.org/Certification.aspx


Assinar Nossa Newsletter

Profissional Técnico Certificado em Gerenciamento de Projetos
Tags:                             
error: