Qual o principal motivador do sucesso dos seus projetos e programas

Quer descobrir qual o principal motivador do sucesso dos projetos e programas? Você talvez acredite que seja o fato da sua organização ter uma excelente metodologia de gerenciamento de projetos e programas, um programa de treinamento gerencial ou mesmo um escritório de projetos corporativo alinhadíssimo com os objetivos estratégicos do momento e focado no sucesso das iniciativas estratégicas. Nada disso! O principal motivador do sucesso dos seus projetos e programas é conhecido por: Sponsor ou Patrocinador Executivo.

Principal motivador do sucesso dos projetos e programas: Sponsor ou Patrocinador Executivo

O Sponsor ou Patrocinador Executivo do projeto ou programa, normalmente, é um profissional do nível estratégico da organização, também conhecidos por C-Level, sendo responsável por verticais de negócio como finanças, marketing, operações, ou do nível tático, responsável por áreas funcionais do negócio.

O Instituto de Gerenciamento de Projetos, do inglês Project Management Institute (PMI), em seu mais famoso conjunto de boas práticas para projetos, Um Guia do Conjunto de Conhecimentos em Gerenciamento de Projetos (Guia PMBOK®), define o Sponsor ou Patrocinador Executivo da seguinte maneira:

“Uma pessoa ou grupo que fornece os recursos e suporte para o projeto, programa ou portfolio, sendo responsável pelo sucesso do mesmo.”

Na verdade, um Sponsor ou Patrocinador Executivo ativamente engajado e comprometido é o principal motivador do sucesso dos projetos e programas existentes no portfolio da organização, sendo considerado o fator crítico para que a mudança na organização ocorra e seja bem-sucedida.

Conhecendo melhor o Sponsor ou Patrocinador Executivo

Agora que sabe qual o principal motivador do sucesso dos seus projetos e programas e quem ele é, nos próximos posts iremos compreender como o Sponsor ou Patrocinador Executivo pode influenciar o sucesso da sua organização e o que ocorre quando ele não existe ou atua de maneira insatisfatória. Como as organizações enxergam esse papel e o desenvolve para assumir suas responsabilidades. Qual a carga de trabalho e a quantidade de projetos e programas que podem suportar de maneira eficiente.

Nos vemos em breve! Êxito em sua jornada!

Clique para acessar o perfil de Wladimir Dezembro Leonelo

WLADIMIR DEZEMBRO LEONELO

Gerente de projetos certificado (PMP) com expressiva experiência e resultados nos segmentos de Tecnologia da Informação, Gestão de Portfolio, Programas e Projetos, Escritório de Projetos Corporativos (ePMO) e Educação como professor convidado em cursos de pós-graduação em gestão de projetos.



Trilha - Sponsor ou Patrocinador Executivo - Fator Crítico de Sucesso

 

Qual o principal motivador do sucesso dos projetos e programas
Tags: