Programas de Certificação em Gestão

Programas de Certificação em Gestão

Existem diversos programas de certificação em gestão de projetos, programas e portfolio, sendo o maior mantido, administrado e constantemente atualizado pelo PMI ou Project Management Institute, em português, Instituto de Gerenciamento de Projetos.

As certificações estão divididas em grupos focados na formação dos profissionais de gestão e no conhecimento especializado de determinado aspecto da gestão das iniciativas (projetos, programas ou portfolio). Classifiquei-as da seguinte maneira:

Qual certificação escolher?

Escolher uma das certificações do grupo secundário acredito não é um problema, basta avaliar suas necessidades e desafios profissionais onde mantém seu foco no dia-a-dia.

  • Seu foco é no levantamento e refinamento das necessidades do patrocinador executivo (sponsor) e principais stakeholders? O melhor caminho é em análise de negócios (Professional in Business Analysis).
  • Seu foco é na estruturação das atividades, sequências de execução e todas as restrições de prazo, calendário e otimização de recursos (profissionais, materiais e financeiros)? O melhor caminho é em gestão de cronogramas (Scheduling Professional).
  • Seu foco é antecipar situações que podem impactar negativamente e prevenir a possibilidade de ocorrer e gerenciar os impactos? O melhor caminho é em gestão de riscos (Risk Management Professional).
  • Seu ambiente de atuação necessita de agilidade para atender ao time to Market e sem a exigência de um grande formalismo? O melhor caminho é a gestão ágil (Agile Certified Practitioner).

Acredito que os problemas comecem quando buscamos uma certificação do grupo primário, pois os requisitos são mais amplos, o foco de atuação bem distintos e, talvez o mais necessário, a experiência hands-on que somente o tempo nos auxilia a obter.

  • Se você é um profissional em início de (qualquer) carreira e tem interesse em gestão de projetos. Seu caminho é do praticante (Certified Associate in Project Management).
  • Se você tem experiência profissional com projetos, seja como líder ou como membro da equipe, seu caminho é de profissional certificado em projetos (Project Management Professional).
  • Se você acumulou muitos anos de prática no gerenciamento de projetos isoladamente ou estrategicamente agrupados, seu caminho é de profissional de programas (Program Management Professional).
  • Se você acumulou muitos anos de prática no gerenciamento de projetos e na seleção destas iniciativas para atender aos objetivos estratégicos de sua organização, visando atingir sua melhor combinação de projetos versus objetivos, seu caminho é de profissional de portfolio (Portfolio Management Professional).

Ressalto que a certificação como profissional de gerenciamento de projetos (PMP®) não é um pré-requisito para as certificações em programas (PgMP®) ou em portfolio (PfMP®). Entretanto, o próprio PMI em seu framework do profissional de gestão coloca o profissional de portfolio acima do profissional de programa.

Agora, qual certificação obter e quais são seus benefícios? Escolha a que faz sentido para você analisando o caminho que deseja seguir na carreira (quero ser conhecido como um especialista em cronogramas ou gestão de programas?), os requisitos da certificação e prepare-se bem durante os estudos. Êxito em sua jornada!

Clique para acessar o perfil de Wladimir Dezembro Leonelo

WLADIMIR DEZEMBRO LEONELO

Gerente de projetos certificado (PMP) com expressiva experiência e resultados nos segmentos de Tecnologia da Informação, Gestão de Portfolio, Programas e Projetos, Escritório de Projetos Corporativos (ePMO) e Educação como professor convidado em cursos de pós-graduação em gestão de projetos.



Assinar Nossa Newsletter

Programas de Certificação em Gestão
Tags:                                     
error: